Planejamento de Grandes Paradas

Objetivo

– Entender os fundamentos da técnica de Planejamento de Parada baseado em Risco.
– Apresentar Metodologia e embasamento teórico requerido para interiorizar a sistemática de análise crítica de paradas.
– Trabalhar estudos de caso em grupo de forma a fixar conceitos e abrir possibilidades de aplicação prática.
– Preparar os participantes para planejar paradas de forma mais eficaz, através de ferramentas que permitem:

  • Melhorar a assertividade nas previsões e duração da parada.
  • Reduzir do volume de serviço.
  • Reduzir o tempo para estabilização da planta.
  • Reduzir corretivas após a parada (estabilização do processo e Confiabilidade).
  • Redução do tempo de parada.
  • Redução do custo da parada.
  • Redução de ocorrências de segurança.

– Apresentar outras abordagens e ferramentas para garantir o sucesso em Paradas.

Programa

1 – Planejamento de Parada conforme fases do PDCA
1.1 – P Observação: Identificação e análise do problema
1.2 – D Execução: Implantação do plano de ação gerado nas reuniões de priorização de serviços
1.3 – C Verificação: Análise completa dos resultados da Parada (Antes X Depois)
1.4 – A Padronização: Implantação de procedimento de planejamento de parada visando
sistematizar a metodologia e congelar as melhores práticas
1.5 – Por que Técnicas de Gerenciamento de Risco em paradas (Principais causas do insucesso em
Paradas).
2 – Pilares do Planejamento de Parada baseado em Risco (PPBR)
2.1 – Fluxo de entrada de solicitações de serviços de Parada
2.2 – Priorização de serviços de parada
2.3 – Matriz de risco IESAE: Correndo riscos calculados
2.4 – Reuniões com equipe multidisciplinar
2.5 – Planejando serviços com antecedência (como fazer)
2.6 – Controlando os custos da Parada
3 – Métodos convencionais de gerenciamento de Paradas x PPBR
3.1 – Utilização do PPBR no segmento petroquímico e mineração
3.2 – Problemas clássicos do gerenciamento inadequado de Paradas
3.3 – Entendendo o Método
3.4 – PPBR na prática
3.5 – Validação da lista oficial da parada
3.6 – Restrições e riscos envolvidos
4 – Práticas complementares para garantir o sucesso em paradas
4.1 – Encarando uma parada como Projeto
– Ciclo de vida de um Empreendimento
– Gerenciamento da Integração
– Gerenciamento do Escopo
– Gerenciamento do Tempo
– Gerenciamento da Qualidade
– Gerenciamento de Recursos Humanos
– Gerenciamento da Comunicação
– Gerenciamento de Aquisições
4.2 – Os 10 Passos básicos para o sucesso em paradas
4.3 – Detalhamento dos serviços
4.4 – Controle e Emissão de Documentação
4.5 – Auditoria no planejamento de Parada
4.6 – Outras ferramentas: EAP, GRÁFICO DE GANT, CURVA S, rede PERT, nivelamento de recursos
5 – Protegendo o caminho crítico da Parada
– Análise de Problemas Potenciais – APP
6 – Conclusão
– Exercícios práticos, avaliação final feedback as apresentações feitas pelos alunos
– Reflexão Final sobre o treinamento, feedback ao instrutor e sugestões de melhoria