MBA Engenharia de Manutenção e Gestão de Operações Industriais.

Por que fazer este curso?

As melhores vagas divulgadas no LinkedIn e no site vagas.com, pedem MBA em Engenharia de Manutenção como pré-requisito ou diferencial.

O maior número de oportunidades de trabalho para Engenheiros no Brasil, está na área de manutenção.

Em períodos de crise, empresas cortam investimentos e os projetos param.
As operações existentes continuam operando 24h / dia e sem manutenção isso não é possível. Sem gente capacitada não existe produção.

Objetivos:

-Aumentar a sua capacidade de resolver problemas e gerar resultados de alto impacto.
-Acelerar sua carreira e
 crescimento profissional.

-Estar preparado para desafios dentro e fora da empresa.

-Aprender sobre gestão de manutenção e metodologias associadas.

-Networking com pessoas de todo Brasil, rede de ex-alunos e professores.
-Conviver com profissionais mais experientes, favorecendo o amadurecimento profissional dos mais jovens (rica troca de experiências promovida nas aulas).

Depoimentos de quem fez o curso

  • Carreira Estagnada
  • Poucas chances de ascensão na empresa
  • Baixa empregabilidade
  • Baixa Auto estima
  • Insatisfação com sua realidade atual
  • Acomodação na zona de conforto
  • Muito tempo sem estudar
  • Baixo investimento em você
  • Sem rumo, na era do GPS
  • Sucesso na carreira
  • Ascensão progressiva
  • Reconhecimento
  • Retorno financeiro
  • Vou esperar a crise passar
  • Não posso “gastar” agora
  • Não tenho tempo
  • Iniciarei na próxima turma

Na vida só existem Resultados ou Justificativas

Nunca os dois.

  • MBA ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO IESAE
  • Comece hoje a construir seu futuro
  • Seja você o próximo caso de sucesso!

Estrutura do Curso

Nascido para ser o oposto, do que geralmente se encontra nas faculdades tradicionais (cursos teóricos, com professores totalmente acadêmicos, que jamais vivenciaram a realidade da Indústria).

Desenvolvido com base em necessidades reais, do Engenheiro de Manutenção.

Professores “autoridade no assunto” com experiência comprovada no tema da aula, apresentando em sala de aula problemas reais da Indústria.

Modalidade

ON LINE e AO VIVO: por vídeo conferência

Onde o curso é realizado

Sem barreiras geográficas

Público alvo

Profissionais da área de Manutenção, Confiabilidade e Gestão de Ativos. Perfil misto, mesclando áreas de Planejamento, Execução e Engenharia, nos níveis Júnior, Pleno, Sênior, Coordenação e Gerência.

Recém-formados buscando um diferencial e espaço no mercado de trabalho.

Profissionais experientes, visando atualização e crescimento profissional.

Interessados em migrar para área de manutenção (Engenheiro de Projetos e outros).

Pré-requisito: Ser graduado. Preferencialmente em Engenharia(s), administração ou áreas afins.

Coordenador: Prof. HERMES GODINHO

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF – Universidade Federal Fluminense-RJ (2021). MBA em Gestão Estratégica pelo PITÁGORAS (2011). Pós – graduado em Engenharia de Produção pelo ICAP – Instituto de Consultoria e Aperfeiçoamento Profissional (2009). Pós – graduado em Engenharia de Manutenção pelo ICAP (2005). Engenheiro Industrial Mecânico pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei-MG (2005). Consultor pelo IESAE – Instituto de Ensino Superior Albert Einstein. Idealizador, diretor e Coordenador do MBA em Engenharia de Manutenção IESAE (desde 2015). Professor de MBAs em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade (desde 2012) nas disciplinas PCM, TPM, RCM, Auditorias de Manutenção, Planejamento de Grandes Paradas e Lean Manufacturing. Coorientador e coordenador do processo de elaboração de TCC’s. Autor de vários artigos publicados em congresso (SIC Reliasoft, CBMGA Abraman, CONEMI, dentre outros). Experiência prática na Implantação de células de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, do zero. 17 anos de vivência na Indústria, sendo 10 anos na função de Engenheiro, em empresas de grande porte tais como: VALE, CSN e GERDAU. Especialista em Método com vários casos de sucesso em: RCM, Kaizen, PDCA/MASP, DMAIC, Lean Sigma, Sistema Toyota de produção, Análise de falhas, Kepener Tregoe, Planejamento de Grandes Paradas Baseado em Risco®, Auditorias de Manutenção, dentre outras Metodologias. Coordenador do NEAD – Núcleo de Ensino a distância – IESAE (responsável pela transposição do ensino presencial para remoto durante pandemia). Palestrante Profissional

Instrutor de Cursos In Company em todo território nacional.

https://br.linkedin.com/in/hermes-godinho-mba-00ba6724

Coordenador atuante, eventualmente aplica disciplinas relacionadas a sua expertise, visando estreitar relacionamento, networking e compartilhar conhecimentos com gerações futuras.

O mesmo é acessível aos alunos e oferece suporte em diferentes níveis (mentoria, preparação para entrevistas, direcionamento de carreira).

Grade Curricular

5 Núcleos de conhecimento: Pessoas, Manutenção, Confiabilidade, Negócios e Gestão de Operações.

Confiabilidade

Pessoas

Negócios

Manutenção

Operações

Carga horária: 432 horas aula

Horário das aulas:

O curso fica disponível 24h por dia 7 dias por semana.
Os encontros virtuais acontecem às sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 8h às 12:30

Duração do curso: 18 meses.

Um pouco sobre nossa Metodologia

O aluno é incentivado a apresentar o artigo em congresso.
Conheça artigos desenvolvidos pelos ex – alunos em nossa biblioteca virtual.

Avaliação através de dinâmica de grupo e apresentação oral. Promovemos a lapidação da capacidade de falar em público e de fazer apresentações de alto impacto

“Melhoramos nossa capacidade de vender nossas ideias, projetos e podemos defender melhor nossa busca por recursos para melhorias” – Eng. Augusto Mosaic.

Casos de Sucesso

Alguns alunos que alcançaram resultados expressivos após fazer o MBA:

André Santana

Desafio: Eliminar perdas de produção e paradas corretivas, por falta de ar comprimido.

Solução: Comprou equipamento demonstrado na aula de manutenção preditiva, para detecção de vazamentos de ar.

Resultados:  Redução de 48% em paradas da planta, por falta de ar comprimido (lucro cessante).
Antes do MBA: Estagiário na BRF Foods.
Durante o MBA: 1º colocado Encontro de CCQ – BRF Uberlândia.
Depois do MBA: Contratado com Engenheiro JR na BRF. Contratado como Consultor de Manutenção SR na SUZANO Papel e Celulose (consultor mais jovem do grupo). Atualmente Consultor Corporativo na Seara alimentos.
Artigo final do MBA: apresentado no Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, em Curitiba-PR. Continua engajado, publicando 1 artigo / ano em Congresso.   

Atingiu o auge da carreira de Engenheiro de Manutenção em 5 anos. Resultado muito acima da média.

Não é milagre, é dedicação, foco, trabalho, orientação, direcionamento de carreira, networking e educação continuada.   

André Siqueira

Desafio: Baixa disponibilidade da Britagem.
Solução: Utilização de ferramentas de Confiabilidade Quantitativa, para estabilização da Disponibilidade Física.
Resultados: Record de produção de minério britado.
Antes: Engenheiro de Manutenção SR CMOC NIOBRÁS
Depois: Coordenador de PCM e Engenharia de Manutenção LARGO RESOURCES

Artigo final do MBA: apresentado no Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, em Curitiba-PR

Desenvolveu Forte Networking antes, durante e depois do curso.

Eduardo Hirata 

Ingressou no curso no MBA como Engenheiro de Manutenção Sênior.

Desafio: Busca de crescimento na carreira, após algum tempo na mesma empresa.

Solução: O curso foi visto pelo recrutador como impulsionador de resultados na rotina de trabalho da nova função. O profissional mudou de localização geográfica, bem como sua atuação.

Resultados: Evolução na carreira, deixando o segmento de mineração e iniciando em manutenção predial (gestão de ‘facilities’). O fato de estar cursando MBA foi decisivo na contratação.
Antes do MBA: Engenheiro de manutenção sênior na CSN
Durante MBA: coordenador de manutenção (Tenco shopping centers).
Depois do MBA: Gerente na Tenco Shopping Centers.
Artigo final do MBA: publicado no Congresso Internacional COPIMERA realizado em Medellin na Colômbia.

Valdir Coelho

Quando ingressou no curso buscava recolocação.

Desafio: Transição de carreira, devido crise no setor de mineração.

Solução: O coordenador do curso foi Mentor do aluno, preparou o mesmo para entrevistas, recomendou o profissional para sua rede de contatos.

Resultado: Recolocação em tempo Record em plena crise.
Antes do MBA: Engenheiro júnior (Vale), em busca de recolocação.
Depois do MBA: Supervisor de manutenção (Anglo American). Atualmente Engenheiro de Confiabilidade na CMOC Niobras.

Vantagens

O MBA é a melhor opção para buscar o conhecimento requerido para alavancar resultados e impulsionar sua carreira, acelerando seu crescimento profissional.

Prepara o profissional tanto para mudança de área de atuação, busca de novas posições numa mesma empresa, quanto para novos desafios em outras empresas.

No caso do IESAE, você aprenderá muito sobre gestão de manutenção e metodologias associadas.

A convivência com profissionais mais experientes, favorece o amadurecimento profissional dos mais jovens, pela rica troca de experiências promovida nas aulas.

A rede de relacionamentos construída com os colegas, durante o curso, permite mais chances de ascensão profissional e acesso a oportunidades (Networking).

“Altíssimo nível dos professores, gratidão pelos ensinamentos e pela rede desenvolvida no curso, que vai além de contatos profissionais, foram construídas verdadeiras amizades” – Eduardo Mosaic.

A busca por conhecimento é sempre valorizada em entrevistas de emprego e faz toda a diferença para contratação.

A empregabilidade aumenta consideravelmente, seja com o objetivo de aprimoramento da função atual, ou em casos de recolocação no mercado ou transição de carreira.

Promovemos a lapidação da capacidade de falar em público e de fazer apresentações de alto impacto.

“Melhoramos nossa capacidade de vender nossas ideias, projetos e podemos defender melhor nossa busca por recursos para melhorias” – Augusto Mosaic.

Como: Metodologia de Ensino única no Brasil: no IESAE o aluno não é plateia! É o autor da sua própria história. O conhecimento é transmitido com base em problemas reais da Indústria. Através de dinâmicas de grupo, avaliamos se os conhecimentos essenciais foram absorvidos. Não existe prova (ultrapassado). O aluno é avaliado dentro da própria aula, através de apresentação oral. Damos feedback.

“100% das aulas tiveram algo a agregar, aplicável no meu trabalho” – Helton CBMM.

“Curso perfeitamente estruturado, com professores de alto padrão de conhecimento e atuantes dentro da indústria. Estou satisfeito com o que foi entregue pela instituição IESAE. Parabéns pelo trabalho realizado” – Vitor Lima SENAI Rondonópolis, ex Grupo Petrópolis.

Perguntas Frequentes:

MBA, do inglês, Master of Business Administration, é um curso de pós-graduação (lato sensu) na área de Administração/ Negócios.

O MBA em Engenharia de Manutenção e Gestão de Operações Industriais IESAE, inclui o núcleo temático de negócios, que proporciona ao aluno, adquirir conhecimento sobre finanças corporativas. São 8 disciplinas, ministradas por professores financistas.

Na prática: Um curso que não tenha o núcleo de negócios, não pode ser chamado de MBA. Ex: Pós-graduação em Engenharia de Manutenção.

Portanto MBA é um curso mais completo e mais valorizado no mercado.

Será que é importante o Engenheiro de Manutenção compreender, como a diretoria lida com as finanças da empresa? Se a resposta for sim, faça MBA.

  1. Existe um mito, fortemente propagado na mídia, que diz que MBA é voltado somente para profissionais muito experientes. Para nós isso não existe. O aluno recém formado, pode sim fazer MBA, desde que seja integrado a uma turma com perfil misto, para conviver com outros profissionais mais experientes. O aluno menos experiente da sala, é quem mais pode aprender, inclusive com os erros e acertos dos outros. O que não faria muito sentido, seria um MBA onde 100% da turma, é recém formado.  

Mas por que revistas renomadas publicam mitos? R) Pelo simples fato de ser impossível comparar um MBA de Manutenção com centenas de outros, traçando verdades únicas, perfis de turmas que sejam válidos e funcionem para todos os tipos de cursos. Pode funcionar para a maioria, mas não funciona para todos, principalmente para manutenção que é um universo a parte.


Existe um mito que diz que inglês fluente é pré-requisito para fazer MBA.

Como não há módulo internacional e o curso é ministrado em português. Isso não te impede de fazer o curso.

UNIASSELVI  – (Centro Universitário Leonardo Da Vinci).

Maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil.

Conceito 5/5 no MEC. Única Instituição de grande porte com nota máxima no ensino presencial e no EAD.

500 polos de ensino a distância em todos os estados e 10 unidades próprias de ensino presencial em Santa Catarina e no Mato Grosso.

21 anos de atividade.

200 mil alunos no EAD. Pioneira no Brasil e referência nacional nesta modalidade.

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional

Sim, o curso atende a todos os requisitos do MEC. Aqui você tem a segurança de instituição credenciada, com a garantia da validade do certificado de conclusão. Conforme a legislação vigente, os cursos de especialização na modalidade MBA oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº1, de 8/6/2007.

  • C.P.F e R.G.  (CNH com ambos os dados é aceita).
  • Diploma Graduação
  • Histórico Graduação

Enviar arquivo eletrônico, não precisa cópia física, nem autenticação. Enviar para secretaria@iesae.com.br

A pricipal forma de pagamento é o boleto bancário, enviado por e-mail pela secretária do curo. Mas se preferir você também pode pagar através de cartão de crédito.

Para valores entre em contato conosco.

Clique aqui, preencha o formulário e aguarde o link para conclusão da sua matrícula.

Clique aqui, preencha o formulário da nossa lista de espera.

Inscreva-se em nossa Newsletter, no rodapé do site, para receber nossos e-mails de divulgação. Siga nossas redes sociais.