Diagnóstico Situação Atual da Manutenção

Treinamento alinhado a Norma PAS 55 e ISO 55.000

Objetivo

– Entender o que um Plano Diretor da Manutenção, alinhado as melhores práticas de Gestão de Ativos, é capaz de fazer pela sua empresa, visando atingir outro patamar de Resultados.
– Trabalhar estudos de caso através de dinâmicas de grupo, fixar conceitos e abrir possibilidades de aplicação prática.
– Apresentar casos reais da Indústria, onde este trabalho já foi implantado, resultados obtidos, lições aprendidas, erros e acertos, visando acelerar resultados da sua empresa, neste processo.

Problemas que você pode estar vivendo na sua empresa:

  • Mudança frequente de gestores (mudança de filosofia).
  • “Temos a sensação de que cada um está correndo numa direção” (manutenção s/ rumo).
  • “Temos a sensação de que trabalhamos muito, mas o cliente não percebe ou não valoriza nosso esforço”.
  • “Não conseguimos mostrar que a manutenção melhorou de um ano para outro”.
  • “Não existe sistemática de medição implantada que permita evidenciar se houve melhora ou piora nos resultados da Manutenção. Não temos gente focada nisso. Prevalece o achismo”.
  • “Os resultados da área de manutenção podem melhorar (custo e disponibilidade) e a manutenção é fortemente cobrada por isso”.

Nosso curso prepara profissionais para:

  • Participar, Planejar e Conduzir um Diagnóstico da Situação atual da Manutenção.
  • Medir, mensurar os resultados da manutenção de forma mais eficaz e Responder qual é o percentual de aderência de sua planta em relação às melhores práticas mundiais [0-100%].
  • Criar um Plano Diretor da Manutenção, com horizonte de 1,3 e 5 anos.
  • Elaborar um plano de ação efetivo para melhoria dos resultados da manutenção.

Programa:

1– Diagnóstico da Manutenção: uma nova abordagem
1.1 – Introdução e conceitos fundamentais de uma Auditoria no Processo Manutenção
1.2 – Giro correto do PDCA
2 – Aspectos chave de uma Auditoria de Manutenção: Foco em Método
2.1 – Itens a serem auditados e preparação dos auditores
2.2 – Elaboração de Questionários
2.3 – Frequência de Realização
3 – Planejamento de Auditoria ou Diagnóstico da Manutenção
3.1 – Estratégia e Política de Manutenção
3.2 – Gestão por processos: Conceito de pirâmide
3.3 – Definição dos objetivos da auditoria
3.4 – Envolvendo as pessoas no processo de auditoria
4 – Condução de Auditoria ou Diagnóstico nas Áreas Chave da Manutenção
4.1 – Levantamento de dados e Documentação
4.2 – Análise Crítica dos Planos de Manutenção
4.3 – Análise Crítica da Gestão de Estoque
4.4 – Análise Crítica da Gestão de Carteiras de Serviços
4.5 – Análise Crítica de Terceiros (Gestão de Contratos)
4.6 – Análise Crítica dos Indicadores de Desempenho
4.7 – Avaliação da satisfação do Cliente Interno
4.8 – Dicas para a condução do Processo
5 – Apresentação dos Resultados
5.1 – Apresentação de recomendações para um projeto de melhoria contínua da Manutenção
5.2 – Orientação na Manutenção dos Pontos Fortes
6 – Apresentação e discussão de casos reais
6.1 – Apresentação de cases reais na área de Mineração
6.2 – Exercícios práticos