Curso de Análise de Falhas Avançada
Aprenda a conduzir reuniões de Análise de Falha assertivas, escolhendo a metodologia certa para cada tipo de problema analisado, além de sistematizar todo o processo de análise de causa do início ao fim.
Sobre o curso
Esse é o curso perfeito para você que deseja
- Conduzir Análises de Falha mais eficazes, utilizando a metodologia apropriada, aplicada de forma correta, sem queimar etapas;
- Solucionar problemas, identificando causas raízes, propondo ações de bloqueio enxutas e amarradas nas causas.
- Entender os diferentes conceitos relacionados a falhas, melhoria contínua e confiabilidade;
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O que dizem nossos alunos...

(Kinross Brasil Mineração)

(Vale)

(JBS/SEARA)
Problemas que você pode estar vivendo:
- Nossas Análises são superficiais.
- Nem sempre é definido um grupo multidisciplinar para analisar as falhas. Não existem multiplicadores de Análise de Falha.
- Ações geradas são frequentemente questionadas por quem deveria executar, por serem genéricas, sem embasamento técnico, mirabolantes, voláteis, caras e não amarradas com a Causa Raiz.
- Baixo comprometimento com o plano de ação. “Chuva” de ações via sistema, colaboradores recebem “pendências” por e-mail, oriundas de reuniões das quais não participaram, não concordam com ações propostas e prazos estipulados.
- Colaboradores dão baixa nas ações sem executar.
- Não existe um responsável por conferir e auditar se:
– As ações de fato foram implantadas?
– Existem evidências da execução?
– O que foi feito, atende o que a Análise de Causa originalmente pede? - Follow-up das ações é deficiente.
- Não fazemos a verificação da eficácia.
- Não existe padrão que defina a metodologia a ser utilizada.
- Nem todas as falhas relevantes são analisadas.
Não existem gatilhos e regras para definir quais ocorrências devem ser tratadas. e você se identificou com um ou mais itens listados, é sinal que você pode estar sofrendo com os problemas clássicos de uma Sistemática de Análise de Falhas deficiente ou Inexistente.
Confira o programa do nosso curso
1 – Introdução
1.1 – Conceitos fundamentais
1.2 – Mas afinal o que é uma Falha?
1.3 – Mau uso e subutilização da ferramenta (PDCA X DCAP)
1.4 – Cemitério das ferramentas da Qualidade
1.5 – Lidando com a questão da culpa (quebrando a cultura de caça às bruxas)
2 – A Importância do Método
2.1 – Armadilhas e erros comuns ao tentar solucionar um problema ou falha
2.2 – Concluir por intuição ou experiência
2.3 – Decidir pelo caminho mais curto
2.4 – Dimensionar mal o problema
2.5 – Contentar-se com uma única solução
2.6 – Isolar-se com o problema
2.7 – Desprezar os detalhes
2.8 – Reflexão sobre análise de falhas
3 – PDCA conceitos fundamentais e aplicação prática
3.1 – Histórico, origem, principais etapas e fases, PDCA por cultura
3.2 – Detalhamento das fases
3.3 – P–Planejar o que será feito
– Identificação do problema (o problema e sua importância)
– Observação
– Análise
Escolha da melhor técnica via comparação de diferentes métodos:
Ishikawa X 5 Porquês X Análise de Problemas KT
Abordagem Fato x Causa x Ação (FCA)
Congelando melhores práticas através de Quadro de Gestão a Vista
Check list para preenchimento do quadro
– Plano de ação
3.4 – D– Fazer conforme planejado
– Execução do plano de ação
3.5 – C – Checar o que foi feito
– Verificação da implantação das ações
– Resultados do antes e depois das ações
– Divulgação dos resultados positivos alcançados, (vírus do bem).
3.6–A– Agir nos Resultados
– Padronização (congelar o que deu certo e corrigir o que não deu)
– Conclusão
4 – Técnicas para Condução de reuniões
4.1 – Levantamento de informações
4.2 – Preparação, planejamento e pauta da reunião
4.3 – Fazendo as perguntas certas
4.4 – Criando um clima favorável
4.5 – Duração ótima
4.6 – Regras e multas
4.7 – Envio de Representantes
5 –Software para gestão de plano de ação
5.1 – GMR, SE SUITE e similares
6 – Apresentação de Resultados
5.1 – Apresentação de Melhores práticas no segmento de siderurgia e mineração.
5.2- Filme Complexo de Mineração de Tapira, depoimentos, um caso de sucesso.
5.3- Análise da sistemática de Análise de Causa do cliente, conforme dados trazidos pelo mesmo.
5.4– Apresentação de recomendações para melhoria do modelo apresentado.
7– Formação de Multiplicadores
7.1 – Ganho de escala (volume e qualidade de análise ao mesmo tempo)
7.2 – Como capacitar e desafiar os multiplicadores.
8 – Apresentação e discussão de casos reais
8.1 – Apresentação de casos reais na área de Mineração (dinâmica de grupo)
82 – Exercícios práticos
